5 dicas para uma boa criação de coleirinha

Abaixo segue algumas dicas para uma melhor criação de coleirinha ou de seu pássaro de estimação ( Coleirinha / Coleiro )

Dica 1: Como adquirir coleirinha

Adquirir um animal de um criador de coleirinha confiança com uma genética boa, evitando assim problemas de saúde e com a legislação do local de criação.

Dica 2:

Adquirir os alimentos de estabelecimentos e origem confiáveis. Evite a compra de sementes a granel, pois muitas vezes o armazenamento é inadequado podendo o alimento ser fonte de contaminação para o animal.

Dica 3:

Mantenha o manejo higiênico em ordem. Gaiolas, utensílios e local de criação limpos minimizam fontes de contaminação por agentes causadores de doenças.

Dica 4:

Ao introduzir um animal novo em seu plantel, faça uma quarentena do mesmo. Muitas doenças são transmitidas pelo contato direto de animais recém-chegados. E lembrar que o descanso do mesmo evita o aparecimento de quadros causados pelo estresse do transporte até o novo local e novo ambiente.

Dica 5:

E o mais importante, sempre faça acompanhamento com médico veterinário especializado, mesmo o animal não apresentando sintomas. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças no plantel, mas sempre com acompanhamento profissional. E nunca, em hipótese alguma, fazer uso da ‘auto’ medicação, isso pode mascarar e atrasar o diagnóstico da doença, podendo tornar o agente causador resistente às medicações de eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade